MUNDO LOUCO PELO ITALIANO

 
 
 
Quarta língua mais estudada do planeta
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Depois do Inglês, espanhol e chinês, o italiano é sempre mais amado e difuso, e os números confirmam: no biênio 2015/16 foram mais de 2.233.000 os estudantes estrangeiros no mundo que iniciaram e estudar a língua italiana, 500.000 estudantes a mais em relação à 2014/15 e com um relevante aumento em relação aos 1.522.000 do ano letivo 2012/13.
 
Na Europa, os países com maior presença de estudantes de italiano são França e Alemanha. A Alemanha é o primeiro país do mundo por número absoluto de estudantes da língua italiana.
 
Um grande número também foi registrado nos Estados Unidos e na Austrália... Neste último, o italiano aparenta ter se tornado parte do patrimônio cultural do país, após os grandes fluxos migratórios do século passado.
 
 
Porque o italiano é tão difundido ?
 
São muitas as razões desta fortuna em constante aumento, mas os principais motivos que levam ao estudo da língua italiana no mundo são culturais, históricos e econômicos, incluindo o seguinte:
 
- Peso significativo da arte e literatura italiana
 
- Linguagem do melodrama e da ópera
 
- Léxico específico da música
 
- Léxico específico da moda
 
- Léxico específico da gastronomia
 
- Um dos destinos turísticos mais visitados em absoluto
 
- Emigração extraordinária no passado e transmissão da língua às gerações subsequentes
 
- Linguagem utilizada pela Igreja Católica no Vaticano, bem como nos contatos internacionais, e ainda, língua corrente em algumas ordens tais como dos Jesuítas e dos Salesianos.
 
 
Tudo isso nos permite afirmar que:
 
O italiano é uma língua de cultura
 
Dados da UNESCO mostram que bem 60% dos tesouros artísticos mundiais encontram-se na Itália. Conhecer o italiano significa, ter acesso a um patrimonio literário de fundamental importância para a história da Europa, a textos humanísticos e científicos de valor, produção teatral, musical, ópera, cinematográfica e televisiva italiana.
 
O italiano é uma língua de estudo
 
São muitos os estudantes que a cada ano decidem frequentar as escolas, universidades e bibliotecas italianas. De fato, alguns estudantes revelaram que, ter o italiano como língua de especialização no próprio currículo universitário aumenta sensivelmente a possibilidade de um emprego após a graduação.
 
O italiano é uma língua de trabalho
 
A Itália está entre as dez nações economicamente mais desenvolvidas do mundo, conhecida pela alta qualidade dos produtos "tradicionais", tais como alimentos, moda, móveis, itens de decoração, produtos do setor industrial - em particular as máquinas-ferramentas, indústria aeroespacial, robótica, telecomunicações e indústria química.
 
 
Embora a Itália seja atualmente um país muitas vezes bizarro, cheio de contradições, problemas políticos e organizacionais, o encanto que esta nação desperta desde sempre com a sua fantasia e originalidade torna atraente e inalterado no tempo o estudo da língua italiana.
 
 
 
www.reggiolingua.it
 
 
 
 
 
 
 
 
 
MAIORES INFORMAÇÕES
 
info@reggiolingua.it
 
+39 340.8537630 - Daniela Vezzani
 
+39 348.5901718 - Paola Garofoli
 
Tel / Fax  0522.454777
 
+39 3382750386 - Marcia Regina Rocha (WhatsApp em português)
 
twitter.com/ReggioLingua
 
it.linkedin.com/in/reggiolingua
 
facebook.com/ReggioLingua

PUBLICIDADE

Banner Banner Banner